top of page

Maré Consciente: a Baixada Santista pede ajuda

Em uma região onde cerca de 90% dos crustáceos coletados apresentam elementos poluentes no trato intestinal, ninguém está a salvo.

Fotos cedidas pela prefeitura de Santos/ divulgação 

Poluição nos mares e mangues

O lixo no mar, em particular os resíduos plásticos, representam ameaça ao ambiente marinho, não só devido à sua abundância (são frequentemente relatados como sendo a maior porção de lixo no mar, alcançando 90% dos resíduos sólidos), mas também devido às suas propriedades. O tempo de degradação de garrafas plásticas pode superar 400 anos, enquanto sacolas chegam até 20 anos, bitucas de cigarro a 10 anos e vidros permanecem no ambiente por tempo indeterminado.

Vídeo cedido pela prefeitura de Santos

Compartilhando experiências

''Outras regiões também são impactadas, pois a hidrodinâmica estuarina, resultante da variação das marés e das correntes que elas formam, transporta essas substâncias para áreas mais preservadas do estuário, onde não há ocupações irregulares”.

William Schipths, biólogo

Assista ao Videocast: Conversas Essenciais Sobre a Poluição dos Oceanos

Este videocast reúne especialistas para discutir, de forma clara e acessível, os impactos da poluição marinha e os caminhos possíveis para sua mitigação. A partir de dados, experiências e reflexões, o conteúdo busca ampliar a compreensão do público sobre a urgência de proteger nossos oceanos e incentivar ações responsáveis em prol do meio ambiente.

Contato
bottom of page